Melhore a sua vida

''Viver não é fácil.'' Quem nunca ouviu e até mesmo fez uso desta frase? Embora a vida seja uma dádiva do Senhor Jeová para nós, ela às vezes pode ter um gostinho contrário. Entretanto, é importante que cada um de nós saiba que muitas dificuldades e adversidades podem ser esquivadas e até mesmo evitadas de todo por meio de decisões e atitudes conscientes. O objectivo do texto de hoje é analisar algumas de tais atitudes, que podem agir como facilitadores das nossas vidas e reduzir ou evitar por completo muito do sofrimento. As dicas listadas a seguir foram e são TODAS utilizadas por mim. Para quem me conhece e sabe um pouco da minha vida, lembra-se que aos meus 20 anos fui estudar para Portugal. Sempre fui uma pessoa racional e considerada como muito inteligente pelas pessoas ao meu redor e que me conhecem muito bem, mas curiosamente naquele meu primeiro ano passei por um período de choque, que me deixou completamente deprimida, fechada, bloqueada e perdida dentro da minha própria pessoa. Aquela era a minha primeira vez longe da minha família e dos meus amigos. Tudo parecia muito difícil e o meu sonho de estudar fora de Moçambique parecia se ter tornado num pesadelo. No meu ver, a minha vida estava a correr muito mal, excepto quando o assunto eram as minhas notas, que eram altas. E porque tudo o que é monótono cansa, quase um ano mais tarde, decidi que aquela situação não podia continuar. A minha vida tinha de voltar aos carris, ou encontrar vias melhores. Mas daquele jeito não mais podia continuar. Foi quando, LITERALMENTE, sentei-me e pus-me a desenhar um plano de melhoria de vida, que era composto pelos seguintes passos:
- Arruma a tua primeira casa, Beth: o ''arruma a tua primeira casa, Beth", está relacionado com o auto-conhecimento, clareza interna e paz interior. Sempre acreditei e defendo que o meu corpo é a minha primeira casa e eu vivo nele. Assim sendo, constitui uma obrigação cuidar do ambiente, da atmosfera e da arrumação do espaço onde eu habito. Todos nós sabemos que viver num ambiente desorganizado atrapalha a nossa clareza mental, deixa-nos irritados e pode até nos pode adoecer. Então, para colocar este passo em prática, fiz um exercício. Com um lápis e algumas folhas de papel em branco, sentei-me e respondi às seguintes perguntas: quem eu sou? Para onde quero ir? Onde estou? Por que sinto que estou desalinhada? Onde, quando e como é que eu me perdi? É algo que está sob o meu controle? Qual é a minha responsabilidade e parcela de culpa naquilo que se está a passar? Há terceiros envolvidos? Se sim, como posso anular o efeito negativo de tais sobre mim? Como é que posso mudar o cenário? Preciso de ajuda? Quem me vai ajudar? Estou disposta a perdoar-me pelo mal que me causei ao ter ficado na bancada como expectadora e deixado as coisas chegarem a este extremo na minha própria vida? Respondi à todas estas questões com sinceridade e, e acredita, caro leitor, foi uma das melhores coisas que eu fiz na minha vida. Logo a seguir, já me sentia muito melhor e com muito mais clareza mental, e claro com muito trabalho pela frente. Afinal, uma das questões era ''como mudar este cenário?'''
- Faça exercício físico e coma bem: com relação aos exercícios, acho que cada um deve procurar praticar aquele que seja do seu agrado. Eu já fui ao ginásio, já fiz tiro ao arco, mas para mim, acordar, ligar o Youtube e fazê-los em casa tem funcionado muito bem. Com relação ao comer, é importante comer o mais saudável possível. A combinação destes dois passos resulta num boooooooommm de energia e disposição.
- Abaixo aos pensamentos negativos e reclamações: seria muito irrealista afirmar que podemos evitar de todo os pensamentos negativos. Por vezes eles assaltam a nossa mente e tomam-na de sequestro. Nesses momentos temos de fazer um esforço CONSCIENTE e tentar contornar a situação. É difícil? É. Eu tive de aprender a fazer isso. Mas aprendi bem, porque agora sempre acredito que, independentemente do que se esteja a passar, se eu permanecer disposta a dar o meu melhor, algo bom será colocado no meu caminho. Outra dica: parar de reclamar. Confesso que ainda reclamo de algumas coisas, mas comparativamente a minha versão anterior, houve uma queda abrupta de 90% no nível de reclamação (hehehe)
- Adeus às más companhias e amizades tóxicas: todo aquele que te coloca para baixo, que não vê boas qualidades em ti, que fala mal dos outros, que critica e não elogia, que não tem conversas construtivas, que reclama da vida, etc. não é digno de estar ao lado de alguém que está empenhado em ser alguém melhor. Então, exclua sem dó nem piedade à tais pessoas e , acima de tudo, toma muito cuidado para não se tornar numa delas. Neste ponto, tenho também que sublinhar para o cuidado que devemos ter ao permitir que certas pessoas entrem nas nossas vidas. Muita atenção às energias. Elas não mentem (vibes don't lie). Não nos deveríamos apressar para abrir as portas das nossas vidas às pessoas (eu sei que os meu amigos e a minha família neste momento devem estar a dizer ''aqui está a Beth que sempre desconfia das pessoas.'' Não o faço por mal, é um mecanismo que encontrei para me proteger, principalmente quando comecei a viver sozinha).
- Sim à responsabilidade e não aos problemas: é importante levar tudo aquilo que fazemos muito a sério e procurar ser sempre responsável, seja na profissão, no relacionamento interpessoal, nos demais relacionamentos, etc. Fazer aquilo que nos compete muito bem, para além de nos dar paz de espirito e uma consciência tranquila, mostra o nosso respeito e consideração pelas outras pessoas, e afecta positivamente a percepção que os outros têm de nós. Evitamos muitos problemas por não ter atitudes impensadas ou por não agir com base com base nas emoções. ''és uma rapariga muito racional e devias mudar isso.'' Ouço isto de muitas pessoas, mas a verdade é que este meu lado livrou-me de muitos males e azares desta vida.
- Tenha profundo respeito pelas pessoas e escolha fazer sempre o bem: não se deve confundir isto com ser amigo de todo mundo. Entretanto, devemos sempre tratar bem as pessoas, com profundo respeito e jamais ter a intenção de cruzar os seus caminhos com más intenções. Até porque o Karma existe, por isso, se for a fazer o mal, prepare-se para o receber em dobro num momento surpresa.
- Avaliações periódicas e comemorações a cada avanço alcançado: devemos sempre procurar saber como está a ser o nosso desempenho a fim de verificar a necessidade de introduzir mudanças. E acima de tudo, é importante comemorar cada pequena victória. Eu em particular sempre me prometo e ofereço presentes. Cada um sabe como se recompensar, mas este é um passo muito importante; nem que seja para ir até o espelho, e dizer à pessoa que lá vai aparecer "parabéns. Estás a ir bem."
Melhorar a vida de maneira consciente é uma das coisas mais difíceis que se pode fazer. Exige que nos retiremos da nossa zona de conforto, encaremos a nossa realidade e tenhamos coragem para lutar contra nós mesmos. Entretanto devemos estar sempre certos que da mesma forma que cada um nós pode ser o seu pior inimigo e vilão, podemos também ser os nossos próprios melhores amigos e heróis, mediante atitude conscientes que nos podem conduzir a uma vida melhor.